Colaboradores

Artistas e Pesquisadores

Glauco Maciel

Produtor Audiovisual Graduado pela UNIP, Pós Graduado em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Estácio de Sá, Músico Profissional e Técnico em áudio com larga experiência em Sonoplastia com DRT profissional, atua na Produção de Foleys, Captação de som direto e ambientes para Teatro, Vídeo Documentários, Cinema e Rádio. Em Teatro já trabalhou Hugo Rodas, Fernando Villar, Rita Castro, Marcus Motta, João Antônio, Rafael Tursi (Projeto Pés), Nitza Tenemblat, Graça Veloso, Leo sykes, Gê Marthú e os Irmãos Guimarães. Nas Artes Plásticas com Gê Orthof, Bia Medeiros, Carlos Praude, Sandro Alves, Fátima Burgos e Suzete Venturelli. Na Música trabalhou com o compositor Eletroacústico Conrado Silva, Maestro Jorge Antunes, Cachorros das Cachorras e Orquestra de Senhoritas entre outros. Foi o responsável pelo Registro e Masterização de Hinos Oficiais da ABIN e da Cidade de Mombaça do Ceará. No Cinema e Vídeo fez curso de Som direto para cinema e vídeo com Toninho Murici da Renato Aragão Filmes, trabalhou com Juliano Serra, Marcelo Emanuel e Eliomar Araújo (premiados no Festival Guarnicê), Roger Madruga, Tony Martin(INOMI), Marcelo Fonteles (Agenda Cultural Brasilia), Peterson Paim,Sérgio Neves e Rádio Universitária da UFJF. Atualmente, produz o programa diário Espaço Manancial na Rádio Sara Brasil FM com maior audiência no seguimento e contribui como instrutor na ESCOLA DE CINEMA SOCIAL CINE BRAZZA com Marcelo Emanuel desde 2013.

Michael Rau

Michael Rau é um diretor especializado em obras originais, ópera, e projetos em mídias digitais. Já teve seus trabalhos apresentados na Alemanha, Brasil, Reino Unido, Irlanda, Canadá e República Checa. Em Nova Iorque criou trabalhos no Lincoln Center, The Public Theater, PS122, HERE Arts Center, Ars Nova, The Bushwick Starr, The Brick, 59E59, 3LD, e no Dixon Place. No âmbito regional, seu trabalho foi visto no Ingenuity Festival em Cleveland, e no American Repertory Theatre em Cambridge, MA. Ele desenvolveu peças novas na Eugene O’Neill National Playwrights Conference, no Lark e no Kennedy Center. Michael Rau foi agraciado com bolsas da Fundação Likhachev, do Kennedy Center, e do National New Play Network. Foi artista residente no Orchard Project, E|MERGE, e no Tribeca Performing Arts Center. Rau é um membro do Forward/Story e foi orador no Books in Browsers, StoryCode, e RailsConf2016. Foi diretor associado de Anne Bogart, Les Waters, Robert Woodruff, e Ivo Van Hove. Ele é um New York Theater Workshop Usual Suspect e um membro do Lincoln Center Directors Lab de Nova Iorque. Com graduação pela Universidade Wesleyan, realizou seu mestrado profissional em Direção Teatral pela Universidade de Columbia.

Thiago Sabino

Thiago Sabino é mestre em comunicação pela UnB, professor universitário e artista visual, atuando principalmente com cinema, fotografia, encenação e videomapping. Ministra aulas na graduação e pós-graduação do IESB e já foi professor na Universidade Católica de Brasília, UniCeub e UnB, como professor substituto de encenação no departamento de artes cênicas. Atua como colaborador da Coletiva Teatro desde 2018 quando realizou projeto de encenação e videomapping do espetáculo O Amor que Habito (2018); participou de residência artística na Texas State University, nos EUA (2018) com o grupo, que gerou o espetáculo Uma Sonata Familiar em que fez o videomapping. Desenvolveu o projeto de videomapping do espetáculo Festa de Inauguração (Teatro do Concreto, 2019). Atualmente realiza pesquisa sobre cinema expandido e utilização de dispositivos cinematográficos na narrativa teatral, além de fazer parte do “@projetemos”, coletivo de VJs que promove intervenções urbanas por meio de projeções em fachadas.

Higor Filipe

Iluminador de Brasília, que trabalha na criação e realização de projetos de luz e com a coordenação técnica de festivais de teatro. É bacharelando em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília - UnB. Iniciou sua carreira em 2002 com a participação em diversos festivais de teatro do país e a realização de trabalhos de iluminação, tendo experiência com importantes artistas do cenário cultural de Brasília, tais como: Udi Grudi, Hugo Rodas, Teatro do Concreto, G7 e Ellen Oléria. Atua em diferentes setores do entretenimento (TV, Teatro, Cinema, Musicais, eventos coorporativos e shows de música). A partir de 2013 passou a trabalhar com grandes empresas nacionais e internacionais, sendo elas: Rede Globo Comunicações, Walt Disney Company e Cirque du Soliel. Realizou a criação e coordenação do Festival CéU – Cena Universitária de Brasília (2017) e a assistência de coordenação técnica do festival Cena Contemporânea (2018). Atualmente realiza seu trabalho com diversos grupos e festivais, dentre eles: Coletiva Teatro - grupo de pesquisa em Artes Cênicas da Universidade de Brasília; FESTA - Festival Estudantil de Teatro Amador; Projeto Pés; Teatro do Concreto e Cirque du Soleil.

Mariana Borges

Mariana Borges é psicóloga, atriz e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília. Formada pela escola de teatro Companhia da Ilusão já trabalhou com importantes artistas do cenário cultural brasiliense, como Hugo Rodas e Fernando Villar. Desenvolveu pesquisas acerca das intersecções entre as Artes Dramáticas e a Psicologia, que tiveram continuidade no mestrado quando realizou um diálogo entre o uso do humor na psicoterapia e a arte da palhaçaria. Além disso, Mariana possui formação em Hipnose e Psicoterapia Ericksoniana pela Milton H. Erickson Foundation (Phoenix, EUA) e pelo Instituto Milton H. Erickson de Brasília. Atualmente, atua como professora e Diretora Científica do Instituto Milton H. Erickson de Belo Horizonte e desde 2015 como colaboradora do grupo de pesquisa e criação Coletiva Teatro da Universidade de Brasília.

Tiago Mundim

Tiago Mundim é bolsista PNPD de Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UnB desde 2019. Concluiu em 2018 o Doutorado em Arte Contemporânea pela UnB e pela Royal Central School of Speech and Drama - University of London, onde pesquisou a influência das tecnologias nos processos de ensino, aprendizagem e performance do ator-cantor-bailarino contemporâneo. Possui Mestrado em Arte Contemporânea, Bacharelado em Interpretação Teatral, Licenciatura em Artes Cênicas e Bacharelado em Ciência da Computação, todos pela UnB. Por 10 anos estudou Teatro Musical na Escola de Teatro Musical de Brasília, onde também passou a integrar o quadro de professores da instituição de 2014 até 2017. Tem mais de 50 espetáculos de Teatro Musical no currículo, tanto como performer quanto diretor cênico e preparador vocal, além de diversos outros espetáculos das mais diversas modalidades artísticas. Clique para acessar portfólio.

Ana Paula de Sá

Publicitária formada em Comunicação Social pela Universidade de Brasília com experiência no desenvolvimento de campanhas para mídias digitais e impressas. Trabalhou para diferentes agências de publicidade em Brasília. Possui conhecimento em design, diagramação, redação publicitária e marketing digital. Desenvolveu o projeto gráfico da publicação “PGFN em Números”, edições de 2019 e 2020, para a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Criou o projeto gráfico da revista “PGFN”, distribuída na Confraternização de 2018 do órgão. Participou na criação das campanhas e dos jingles dos shoppings Terraço, Brasília, Taguatinga e JK para os anos de 2014 e 2015. Também atuou no desenvolvimento da campanha e do jingle do P.O. Day, do Grupo PaulOOctavio. Atualmente está formando em licenciatura em Artes Visuais pela UnB e tem colaborado com a Coletiva Teatro. Desenvolveu o site, a identidade visual, papelaria, e campanha para o espetáculo Luar de Contos do grupo no ano de 2019. Clique para acessar portfólio.

Carol Resende

Carol Resende é formada em Comunicação Social com habilitação em Audiovisual (2016) e Pedagogia (2013), ambos cursados na Universidade de Brasília. Trabalha como freelancer desde 2015 nas áreas de fotografia e vídeo, tendo foco em registros de parto, retratos e cultura. Trabalhou no Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia-IBICT, do Ministério da Ciência e da Tecnologia (MCTIC), no Canal Ciência onde roteirizou produziu, filmou e editou vídeos. Integrou o projeto de pesquisa Criação em Coletivo do departamento de Artes Cênicas da UnB, no qual produziu, filmou e editou vídeos sobre os trabalhos de pesquisa do grupo: Luar de Contos (CCBB-2019) e suas apresentações no Festival Analogio, em Atenas (2019) e CEU (2019) e o espetáculo Baú de Histórias (2018). Na área de cursos online editou os cursos da Escola Cecília Menon: curso de preparação para ANPEC, roteirizou e editou o curso Be-have de Erika Linhares, Maquiagem Artística de Ju Welasco (2018) e o Canal You Make Up (2018). No cinema, dirigiu e editou o documentário Por uma Escola dos Sonhos em 2015 e os curta-metragens Fechadura (2017) e Área Vip (2018), como montadora nos filmes Paspalhos (2013) e Internet dos mortos (2020) e trabalhou como continuísta nos filmes O Véu de Amani (2018) e A terra em que pisar (2019). Clique para acessar portfólio.

Bolsistas

Bolsa de Pesquisa
2021

Egressos

Alexandre Batista (Ator)
Ana Sofía Macassi (Assistente de Produção)
Carlione Ramos (Designer de Produtos)
Matheus Serafim (Audiovisual)
Tiago Cabral (Desenvolvedor Web)
Marianne Marinho (Assistente de Produção)

Laboratório Criação em Coletivo para a Cena
Campus Universitário Darcy Ribeiro (UnB), Brasília - DF
Copyright © Coletiva Teatro. Todos os direitos reservados.